Dados do Trabalho


Título

SOCORRO! CAI, NAO SINTO AS PERNAS E NAO CONSIGO LEVANTAR… - RELATO FATAL DE SINDROME DE LERICHE

Introdução

A síndrome de Leriche é a oclusão trombótica da aorta abdominal abaixo das artérias renais, com compromisso arterial, incluindo as artérias ilíacas e femorais, clinicamente com ausência de pulsos femorais, debilidade, alterações lombares, glúteas, das ancas e extremidades inferiores. Leriche descreveu em 1940 a tríade de claudicação, impotência e diminuição dos pulsos femorais.

Metodologia/ Discussão

Relato dramático do exame necroscópico de um homem, com várias passagens pelo Serviço de ortopedia, encontrado caído no chão de casa, já cadáver e em início de putrefação. A vítima tentou em vão pedir ajuda através de mensagens do seu telemóvel, enviando as mensagens: “Socorro, tenho dores nas pernas; a dor na coxa esta muito forte; caí e não consigo levantar; agora estou com muita dor nas costas…”. Por se tratar de uma morte suspeita, foi solicitada a autópsia.

Marco Conceitual/ Fundamentação/ Objetivos

A vítima apresentava queimaduras crónicas de dedos da mão, evidenciando tratar-se de um tabagista inveterado. Os membros inferiores tinham aspecto cianótico e evidenciavam úlceras de padrão arterial crónico. Inicialmente, diante do histórico de mensagens, foi excluída a causa de morte por lesão neurológica, com normal observação do encéfalo. Não foram encontradas lesões traumáticas. O exame da aorta, revelou grave ateroesclerose, com calcificações, roturas de placas de ateroma, estenose crónica e a formação de um volumoso trombo arterial com oclusão total da aorta infra-renal (Tipo D da classificação TASC II) e grave cardiopatia isquémica ateroesclerótica. Foi realizada uma rara documentação necroscópica da oclusão através de técnica especial de dissecção e irrigação da aorta com água.

Resultados/ Conclusões

Diante da história do evento, que só foi possível conhecer pelos relatos das mensagens enviadas pela vítima a medida que as queixas progrediam, coadunados com os achados necroscópicos, foi possível relacionar as queixas de falta de força, dor e queda, com o fenómeno trombótico responsável por desencadear o processo da morte. A ateroesclerose está associada ao tabagismo, que pelos estigmas de queimaduras presentes nos dedos denunciava os hábitos da vítima.

Considerações Finais

A autópsia permitiu identificar a síndrome de Leriche como origem do desfecho fatal. Lembrando que apesar de várias idas ao hospital, o doente nunca foi seguido em cirurgia vascular, sendo apenas observado pela ortopedia. Este caso ilustra, como patologias vasculares potencialmente fatais, são comumente referenciadas para ortopedia, lembrando da importância do reconhecimento e diagnóstico desta patologia pelo ortopedista.

Bibliografia

Turner GR. The Leriche syndrome: aortoiliac occlusive disease. J Tenn Med Assoc. 1968 Dec;61(12):1191-5. PMID: 4883348.

Área

Sexologia Forense

Autores

CARLOS DURÃO